Deus de imediato

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

,

Ester e a Intercessão pelo seu povo


 Uma vez @JesusCopy® disse: “Quanto mais eu leio a Bíblia mais eu pareço com o personagem principal”. É exatamente assim que me sinto quando lembro de Jó, de José, de Abraão, de Estêvão e tantos outros… Mas hoje quero destacar a história de outra personagem com quem, de modo muito especial, me identifico.

 Assim que a rainha Vasti desobedeceu seu marido, o rei Assuero, ela foi expulsa do palácio. Já sem uma rainha, o rei foi aconselhado e deu a seguinte ordem ao seu povo: que as mais belas virgens fossem trazidas ao seu harém para que fosse escolhida uma nova rainha. As virgens receberam um tratamento de beleza durante um ano e, em seguida, cada uma foi levada ao rei para que ele escolhesse a que mais o agradasse.
 No meio das virgens estava Ester, uma judia muito linda e que conquistava a simpatia de todos que a conheciam. Ester conquistou a admiração de Assuero, que a escolheu e a tornou sua rainha.

 Tempos depois, Hamã, o primeiro ministro do rei, se sentiu fortemente ofendido com a resistência de um judeu em se ajoelhar perante ele. Por conta disso, decretou que todos os judeus fossem mortos. Assuero não sabia que sua rainha Ester era judia e, portanto, autorizou o decreto de Hamã. Com o decreto, o povo judeu ficou muito aflito e suplicou a Ester que falasse com o rei para reverter a situação, afinal, “quem sabe se não foi para um momento como este que ela chegou à posição de rainha?”(Ester 4:14).

 O capítulo 4 do livro de Ester conta que Ester jejuou por três dias, falou com o Rei e conquistou para seu povo o direito de se defender. No dia decretado por Hamã, os inimigos do povo judeu esperavam dominá-lo, mas foram os judeus que derrotaram seus inimigos, graças ao direito de defesa que Ester havia conquistado.

 Eu fico pensando em tudo que passou pela cabeça de Ester durante aquele um ano de tratamento. Não Teve ter sido fácil pra ela ficar detida, longe de sua família durante um ano, sem saber o que seria de seu futuro. Mas Deus tinha um propósito, prepará-la para ser eleita a rainha de Assuero, pois só assim poderia interceder a favor do povo de Deus e salvá-lo. Assim é comigo e com você.

 Muitas vezes passamos por momentos difíceis, sem entender muita coisa, sem saber o que está acontecendo e o porquê; as circunstâncias ficam sombrias e o futuro torna-se uma grande incógnita. Mas Deus sempre tem um propósito. Assim como cuidou de Ester, Ele está cuidando da gente. Nós só precisamos crer que Ele está no controle de tudo e que nos ama, pois é esse amor que gera em nós esperança, fé, confiança e uma paz que excede todo entendimento. Que saibamos aproveitar o tratamento “de beleza” que temos recebido do Senhor, pois assim seremos capacitados e alcançaremos o posto que Ele mesmo preparou pra nós.


História Bíblica de Ester, escrito por Marylin Daisa (blog).

2 comentários: